Air Canada retoma voos após intervenção governamental em greve de comissários

Publicado em 17/08/2025 às 18:47:49
Air Canada retoma voos após intervenção governamental em greve de comissários

A Air Canada anunciou a retomada gradual de seus voos neste domingo (17), um dia após o início de uma greve que paralisou as operações da companhia aérea. A intervenção do governo canadense foi fundamental para encerrar o movimento, que envolveu cerca de 10 mil comissários de bordo.

Por ordem do Conselho Canadense de Relações Industriais, a Air Canada e a Air Canada Rouge foram instruídas a retornar ao trabalho todos os seus comissários de bordo até as 14h (15h no horário de Brasília) de 17 de agosto de 2025. A empresa informou que os voos começarão a ser restabelecidos na noite deste domingo, mas alertou que a normalização completa das operações levará alguns dias, com a possibilidade de cancelamentos em algumas rotas na próxima semana.

A greve, que começou na manhã de sábado, teve como principal motivo um conflito salarial. Os comissários de bordo, representados pelo Sindicato Canadense dos Funcionários Públicos (Cupe), reivindicam salários equiparados aos de concorrentes menores e questionam a oferta de aumento salarial de 8% pela companhia, especialmente após o aumento de 26% concedido aos pilotos no ano passado. O sindicato também aponta uma disparidade salarial de gênero, visto que a maioria dos comissários de bordo são mulheres.

A Air Canada, por sua vez, defende que ofereceu um aumento total de 38% ao longo de quatro anos, além de pagamento líder de mercado para trabalho em solo. No entanto, o sindicato contesta esses números, alegando que eles incluem aumentos em benefícios de saúde e pensão, e que o aumento salarial efetivo seria de 17,2% ao longo de quatro anos.

"A decisão ajudará a garantir que centenas de milhares de canadenses e visitantes em nosso país não sejam impactados devido a voos cancelados", declarou a ministra do Trabalho, Patty Hajdu, sobre a intervenção governamental. A Air Canada, que transporta 130 mil passageiros diariamente para 180 cidades globais, solicita que os passageiros confirmem suas reservas e a operação de seus voos antes de se dirigirem ao aeroporto.