Anvisa apreende lotes falsificados de Rybelsus e proíbe anabolizantes irregulares

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta terça-feira (28) a apreensão de dois lotes falsificados do medicamento Rybelsus, utilizado no controle da diabetes tipo 2 em adultos. Os lotes afetados, N088499 e P08A472, agora estão proibidos de serem comercializados, distribuídos e utilizados. A medida foi tomada após a Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda., detentora do registro do medicamento, alertar sobre a identificação de unidades falsas no mercado.
Segundo a Anvisa, as embalagens falsificadas apresentavam diversas inconsistências em relação ao produto original, como erros na grafia do local de fabricação, na fonte do nome do princípio ativo, diferenças no logotipo da empresa, e desuniformidade no campo de dados variáveis, na marca d'água e no material da bula.
Em outra ação, a Anvisa também proibiu a comercialização, distribuição, produção, importação, divulgação e uso de diversos anabolizantes produzidos por empresas não identificadas e em situação irregular. A lista de produtos proibidos inclui:
* Testolone (todos os lotes)
* Trenabol (todos os lotes)
* Anabol (todos os lotes)
* Anavar (todos os lotes)
* Decabolin (todos os lotes)
* Primobolan (todos os lotes)
* Lipodrene (todos os lotes)
* Tribulus com Tadala (todos os lotes)
* SLU-PP-332 (todos os lotes)







