Bengalas Podcast recebe Nina Guimarães e aprofunda debate sobre as relações familiares sob a ótica da terapia sistêmica familiar

Já ouviu falar em terapia sistêmica familiar? Essa abordagem terapêutica foca na compreensão e ressignificação das relações, visando laços mais saudáveis, algo crucial no contexto do envelhecimento e adoecimento dos pais. O Bengalas Podcast desta quinta-feira (8) mergulha nesse tema com a participação de Nina Guimarães, fundadora do Instituto Humanitas.
Nina, ao lado de Alexandre Coimbra Amaral, criou o Instituto Humanitas em 2004, um centro dedicado a formar psicólogos na abordagem sistêmica, capacitados para intervir em indivíduos, casais e famílias.
Psicóloga formada pela Ufba, Nina Guimarães possui mais de 25 anos de experiência na área. Após passagens por centros na Inglaterra e Itália, retornou a Salvador, onde lecionou por 15 anos antes de fundar o Instituto Humanitas.
Nina também é autora e organizadora de publicações como "Autoridade e Autonomia em Tempos Líquidos" (2014) e "Morte, Renascimento e Honra" (2016). Seus artigos em revistas nacionais abordam temas como luto, apego, traição e práticas narrativas na terapia sistêmica individual, de casal e familiar.
O Bengalas Podcast, apresentado pela psicóloga e consultora Marta Castro, é uma iniciativa da Comunidade Bengalas de Apoio a Filhos de Pais Idosos. Os episódios desta temporada são lançados quinzenalmente, às quintas-feiras, no canal do YouTube do BN.