Brasil Foca em Exclusão de Setores do Tarifaço Americano, Evitando Retaliação Direta

Publicado em 09/08/2025 às 19:48:01
Brasil Foca em Exclusão de Setores do Tarifaço Americano, Evitando Retaliação Direta

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou neste sábado (9) que a estratégia prioritária do governo federal diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos não é a retaliação, mas sim a busca pela ampliação dos setores brasileiros que ficarão isentos dessas cobranças. A declaração foi feita em Guaratinguetá, São Paulo, onde Alckmin reforçou a defesa do diálogo nas negociações com os EUA.

"A prioridade não é retaliar, é resolver. Procurar ampliar o número de setores que sejam excluídos, fiquem fora dessas tarifas, que entendemos extremamente injusta", disse o vice-presidente. Ele confirmou que um pacote de medidas de apoio aos setores afetados pelo "tarifaço" será anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana. Segundo Alckmin, o pacote visa "apoiar as empresas que exportam mais para os Estados Unidos e que foram afetadas".

Em outro ponto, Alckmin comemorou o impacto positivo da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos sustentáveis, anunciada no mês passado. Ele informou que as vendas de veículos registraram um aumento de 15,7% após a medida, evidenciando um "ciclo positivo" para a indústria automotiva, com maior produção, crescimento das concessionárias e carros mais acessíveis para a população.