Cacique e mais três pessoas são detidas com armas em território indígena no extremo sul da Bahia

Publicado em 03/07/2025 às 21:23:29
Cacique e mais três pessoas são detidas com armas em território indígena no extremo sul da Bahia

Porto Seguro, BA – Quatro indivíduos, incluindo o cacique Wellington Braz, conhecido como Cacique Suruí e presidente do Conselho de Caciques da região, foram detidos na manhã desta quarta-feira (02) em posse de um arsenal em Barra Velha, área de conflito agrário no extremo sul da Bahia. A ação foi resultado de um patrulhamento conjunto entre a Polícia Federal (PF) e a Força Nacional, que intensificaram a vigilância na zona indígena desde abril, em meio às disputas territoriais entre comunidades indígenas e fazendeiros.

O grupo, formado por dois adultos e dois adolescentes, foi abordado durante a operação de segurança. Com os detidos, foram apreendidas duas pistolas, uma de calibre 9mm e outra calibre .380, ambas com a numeração raspada. Além das armas, a polícia recolheu um total de 478 munições de diversos calibres (9mm, .380, .44, 5.56, 12, .22 e .32), dois carregadores alongados para pistola 9mm, quatro carregadores calibre .380, um coldre de pistola e uma balaclava camuflada.

O material apreendido e os suspeitos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Porto Seguro, onde o flagrante foi registrado. A PF ficará responsável pelas investigações para apurar a origem do armamento, possíveis ligações criminosas e todos os detalhes que levaram à ocorrência.