Câmara Municipal de Ilhéus abre processo que pede cassação de vereador

Publicado em 14/05/2025 às 10:47:14
Câmara Municipal de Ilhéus abre processo que pede cassação de vereador

A Câmara de Vereadores de Ilhéus, localizada no Sul da Bahia, deu início ao processo que pode resultar na cassação do mandato do vereador Tandik Resende, filiado ao União Brasil. Nesta terça-feira, dia 13, o presidente do Legislativo municipal, Cesar Porto (PP), recebeu duas representações solicitando a perda do mandato do edil e as encaminhou ao Conselho de Ética da Casa.

Segundo informações veiculadas pelo Políticos do Sul da Bahia, uma das petições pela cassação partiu de um colega de partido de Tandik, o também vereador Vinicius Alcântara (União Brasil). Tandik Resende é alvo das representações sob a acusação de conduta incompatível com o exercício do cargo público. As denúncias referem-se a declarações públicas proferidas pelo vereador contra decisões judiciais, bem como a ataques realizados por ele dentro do Plenário da Câmara.

A abertura deste processo é vista como um termômetro para avaliar o nível de apoio político ao vereador Tandik Resende, especialmente considerando a notória perda de aliados que ele tem enfrentado recentemente.