Casa Branca compara diretor de imigração a personagem infantil em mensagem a imigrantes ilegais

Publicado em 11/08/2025 às 00:47:07
Casa Branca compara diretor de imigração a personagem infantil em mensagem a imigrantes ilegais

Em uma ação peculiar, a Casa Branca utilizou seu perfil oficial no X (antigo Twitter) na manhã deste domingo (10) para divulgar um vídeo com Tom Homan, diretor do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE), caracterizado como o Bebê Sol do programa infantil Teletubbies. A gravação direciona uma mensagem contundente a imigrantes em situação irregular nos Estados Unidos.

"Se você está ilegalmente no país, você não deve se sentir confortável, de forma nenhuma. Se eu estiver ilegalmente em outro país, não vou estar confortável. Você também não deve estar, porque, quando você entrou nesse país ilegalmente, você cometeu um crime. Você é um criminoso", declara Homan no vídeo. O cenário da gravação mostra o sol nascendo atrás de trechos do muro construído na fronteira entre os EUA e o México.

A legenda da publicação reforça a mensagem, afirmando: "Boa manhã de domingo! Cada imigrante ilegal criminoso será deportado -Tom Homan está tornando a América segura novamente".

Homan possui um histórico ligado à imigração nos EUA, tendo comandado o serviço de imigração no início do primeiro mandato de Donald Trump na Presidência (2017-2021). Ele foi um dos defensores da política de separação de famílias, que resultou na separação de quase 4.000 crianças imigrantes de seus pais, que foram enviados para detenção.

Recentemente, relatos de imigrantes detidos nas celas do ICE em Nova York têm denunciado condições precárias de superlotação e insalubridade. Imagens divulgadas mostram aglomerações de homens em celas, alguns deitados no chão sobre cobertores térmicos finos, enquanto outros tentam dormir sentados em bancos.

As políticas de imigração de Trump têm enfrentado crescente rejeição da população americana, segundo pesquisas agregadas. O ex-presidente retornou à Casa Branca em janeiro, após uma campanha eleitoral marcada pela promessa de uma ação massiva de deportações.