Conmebol articula ampliar Copa de 2030 para 64 seleções e ter mais jogos na América do Sul

Publicado em 22/05/2025 às 10:35:14
Conmebol articula ampliar Copa de 2030 para 64 seleções e ter mais jogos na América do Sul

A Conmebol tem intensificado os esforços para garantir que a América do Sul receba um número maior de partidas na Copa do Mundo de 2030. Em um movimento estratégico, a entidade sul-americana tornou-se a principal defensora da proposta de expandir o torneio para 64 seleções já nesta edição, que marca o centenário do Mundial. Atualmente, a Copa do Mundo está programada para ter 48 participantes a partir de 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México.

O modelo anunciado pela Fifa para 2030 prevê a realização de jogos em seis países, distribuídos por três continentes. A América do Sul teria um papel simbólico, sediando uma partida de abertura em cada um dos três países envolvidos — Argentina, Paraguai e Uruguai —, em celebração aos 100 anos da primeira Copa, realizada em 1930 no Uruguai. O restante da competição ocorreria em Espanha, Portugal e Marrocos.

Apesar deste formato, a Conmebol acredita que a participação sul-americana pode ser significativamente maior. A proposta ganhou força durante o 75º Congresso da Fifa, sediado na semana passada na própria Conmebol, em Assunção, Paraguai. Na ocasião, o presidente da entidade, Alejandro Domínguez, dirigiu-se aos membros do Conselho da Fifa com um apelo por uma "mudança de mentalidade".

"Convido a pensar fora da caixa. Estamos na esquina do maior desafio que a Fifa e a organização do futebol terão", declarou Domínguez.

Sem mencionar explicitamente o desejo de 64 seleções, o dirigente paraguaio reforçou a importância de mais países no evento e a ideia de que "o futebol pertence ao mundo. A todas as pessoas que em qualquer canto do mundo vibram com a bola".

Não é a primeira vez que Domínguez aborda o tema; em abril, durante o Congresso da Conmebol, ele já havia indicado a intenção de sugerir a ampliação temporária do torneio para a edição do centenário.

Embora um plano oficial detalhado ainda não tenha sido apresentado, a entidade sul-americana trabalha com a possibilidade de sediar ao menos um grupo completo da Copa, o que representaria um volume de jogos muito superior aos três previstos inicialmente.

Até o momento, três estádios estão confirmados para receber as partidas no continente: o histórico Centenário, em Montevidéu (Uruguai), palco da final de 1930; o Monumental de Núñez, em Buenos Aires (Argentina); e o futuro estádio do Olímpia, em construção em Assunção (Paraguai).