De Leão para Leão: Confira clubes brasileiros que exaltaram nome escolhido pelo Papa

A eleição do novo papa, Robert Francis Prevost, que adotou o nome de Leão XIV, gerou uma onda de comentários bem-humorados nas redes sociais, principalmente entre torcedores de clubes de futebol que têm o leão como mascote.
No Campeonato Brasileiro, a figura do leão está presente em 11 clubes, distribuídos nas séries A, B e D. Na elite do futebol nacional, cinco equipes ostentam o felino como símbolo: Red Bull Bragantino, Mirassol, Fortaleza, Vitória e Sport.
O Vitória, com um dos mascotes mais tradicionais do país, representando o clube desde 1902, foi um dos times que celebrou a coincidência. O Sport, conhecido como Leão da Ilha, utiliza o leão desde a conquista do troféu Leão do Norte em 1919, embora o animal só tenha sido incorporado ao escudo na década de 1950.
O Fortaleza também se destaca, tendo lançado em 2020, no seu 102º aniversário, uma mascote feminina, a leoa Stella. Já o Mirassol adotou o leão como símbolo após uma votação popular.
Além dos clubes da Série A, o leão também marca presença na Série B, com o Remo e o Avaí, e na Série D, com o GAS, a Portuguesa, o Cianorte e o Inter de Limeira.
De Leão para Leão, saudamos o novo Papa! ???? https://t.co/yZfOxXfowV
— Sport Club do Recife (@sportrecife) May 8, 2025
O Papa escolheu o nome LEÃO. ????
É só esse o tweet.
— Fortaleza Esporte Clube ???? (@FortalezaEC) May 8, 2025