Desempenho escolar na educação básica não retornou ao patamar pré-pandemia

Publicado em 28/04/2025 às 18:05:32
Desempenho escolar na educação básica não retornou ao patamar pré-pandemia

Um estudo recente do Todos Pela Educação revela que, apesar de alguma melhora, o Brasil ainda não recuperou os níveis de aprendizado na educação básica observados antes da pandemia de Covid-19. A pesquisa, intitulada "Aprendizagem na Educação Básica: Situação Brasileira no Pós-Pandemia", também aponta para o agravamento das desigualdades educacionais já existentes.

O levantamento se baseou nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023, que avaliou o desempenho em matemática e língua portuguesa de alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio. Os resultados indicam que, em todas as etapas, o aprendizado ainda não alcançou os patamares de 2019.

No 5º ano do fundamental, por exemplo, os percentuais de estudantes com aprendizado adequado em língua portuguesa e matemática foram de 55,1% e 43,5%, respectivamente, em 2023, abaixo dos 56,5% e 46,7% registrados em 2019. Situação semelhante foi observada no 9º ano, com 35,9% e 16,5% de aprendizado adequado em língua portuguesa e matemática, respectivamente, em 2023, em comparação com 35,9% e 18,4% em 2019. No ensino médio, os índices de 2023 foram de 32,4% em língua portuguesa e 5,2% em matemática, inferiores aos 33,5% e 6,9% de 2019.

O estudo enfatiza a urgência de fortalecer políticas públicas que visem à recomposição das aprendizagens e à redução das desigualdades, a fim de garantir o direito à educação de qualidade para todos. A pesquisa também destaca o aumento da disparidade no aprendizado entre estudantes brancos/amarelos e pretos/pardos/indígenas. No 5º ano do ensino fundamental, a diferença no percentual de estudantes com aprendizado adequado entre esses grupos cresceu de 7,9 para 8,2 pontos percentuais em língua portuguesa e de 8,6 para 9,5 pontos percentuais em matemática entre 2013 e 2023. No ensino médio, a disparidade também aumentou em língua portuguesa, passando de 11,1 para 14 pontos percentuais no mesmo período. Em matemática, houve uma leve diminuição, de 4,4 para 3,9 pontos percentuais.