Em clássico com dois expulsos, Bahia leva a melhor sobre o Vitória e vence o 4° Ba-Vi da temporada

Em um clássico eletrizante válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025, o Bahia superou o Vitória por 2 a 1 na tarde deste domingo (18), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. Os gols do triunfo tricolor foram anotados por Erick Pulga e Michel Araújo, enquanto Renato Kayzer descontou para o Leão.
Com o resultado, além de garantir os três pontos no primeiro Ba-Vi da Série A do ano, o Esquadrão de Aço manteve um longo tabu na Fonte Nova: o Vitória segue sem vencer o rival em seu campo desde 1991, completando 34 anos.
O triunfo colocou o Bahia, momentaneamente, no G-6 do Brasileirão. A equipe chegou aos 15 pontos e ocupa a sexta posição, mantendo-se no pelotão de cima. Já o Vitória, com nove pontos, permanece em situação delicada na 16ª colocação, apenas um ponto acima da zona de rebaixamento.
Agora, o foco do Bahia se volta para a Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira (21), o time de Rogério Ceni recebe o Paysandu na Fonte Nova, às 19h30, pelo jogo de volta da terceira fase. O Tricolor tem a vantagem do empate, após vencer a ida por 1 a 0.
O Vitória, por sua vez, só retorna a campo no domingo seguinte, dia 25 de maio. A equipe rubro-negra encara o Santos no Barradão, às 18h30, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A Partida
O clássico começou com muita intensidade e um lance capital logo aos quatro minutos. Após revisão do VAR, o volante Jean Lucas, do Bahia, foi expulso por uma agressão em Baralhas. Mesmo com um a menos, o Tricolor conseguiu abrir o placar aos 22 minutos da primeira etapa: Everton Ribeiro tabelou com Caio Alexandre, que cruzou para Erick Pulga cabecear e superar o goleiro Lucas Arcanjo. O Vitória teve sua primeira chance perigosa apenas aos 33 minutos, em chute de Erick defendido por Marcos Felipe, e quase empatou no fim da primeira etapa com um chute de Osvaldo que passou raspando a trave.
O segundo tempo manteve o ritmo acelerado. Logo aos três minutos, o Vitória desperdiçou uma oportunidade incrível com Erick. Aos cinco, Marcos Felipe salvou o Bahia em cabeçada de Lucas Halter que bateu na trave e chute de Gustavo Mosquito no rebote. A pressão rubro-negra deu resultado aos oito minutos, quando Osvaldo cobrou falta na área e Renato Kayzer, de primeira, finalizou para empatar a partida.
O goleiro Marcos Felipe voltou a ser decisivo aos 17 minutos, fazendo grande defesa em chute colocado de Erick que levaria o Vitória à virada. No entanto, foi o Bahia quem voltou à frente do placar. Aos 30 minutos, após um lance confuso na área do Vitória, a bola sobrou para Michel Araújo, que finalizou. A bola desviou e voltou para Acevedo, que serviu novamente o uruguaio. Michel Araújo não desperdiçou a segunda chance e balançou as redes, marcando o gol da vitória tricolor. Nos minutos finais, o Vitória buscou o empate, mas parou novamente em grandes defesas de Marcos Felipe, garantindo o triunfo do Bahia.
Com informações da Ficha Técnica da partida, destacam-se os gols de Erick Pulga e Michel Araújo para o Bahia e Renato Kayzer para o Vitória. O árbitro foi Ramon Abatti Abel (SC), auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Thiaggo Americano Labes (SC), com Wagner Reway (SC) no VAR. Além da expulsão de Jean Lucas (Bahia), Pepê (Vitória) também recebeu cartão vermelho.

