Fábio iguala recorde mundial de jogos e pode se tornar o jogador com mais partidas na história do futebol

O goleiro Fábio atingiu uma marca histórica no último sábado (16), ao completar 1.390 partidas oficiais em sua carreira. O feito aconteceu durante a vitória do Fluminense por 2 a 1 sobre o Fortaleza, no Maracanã, em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com esse número, o jogador igualou o recorde do inglês Peter Shilton, ex-ídolo do futebol europeu, conforme atestam dados do Guinness World Records e da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).
Caso seja escalado para o confronto da próxima terça-feira (19), contra o América de Cali, pela Copa Sul-Americana, Fábio, de 44 anos, terá a oportunidade de se tornar isoladamente o atleta com o maior número de jogos disputados na história do futebol mundial, totalizando 1.391 aparições. Sua expressiva carreira é composta por 976 jogos pelo Cruzeiro, 234 pelo Fluminense, 150 pelo Vasco e 30 pelo União Bandeirante.
Após alcançar essa importante conquista, o goleiro expressou sua gratidão a todos que contribuíram para sua trajetória. "Essa marca aí é de muito antes de eu nascer. Deus me deu esse dom. Tenho que agradecer a todos que fizeram parte da minha vida, meu pai, mãe, irmãs, amigos, minha esposa... Tento ser um ser humano correto. O importante é ajudar meus companheiros. Gratidão, mas sem Deus nada seria possível. São jogos difíceis e estamos enfrentando equipes de muita qualidade. Sempre buscando os objetivos, que são os títulos", declarou.
Vale ressaltar que Peter Shilton também figura em outras listas com números superiores, devido à inclusão de partidas amistosas em seus levantamentos. Anteriormente, ele era o recordista mundial reconhecido oficialmente pelo Guinness, até que a marca foi alcançada por Fábio.