Governo lança Fórum de Mulheres na Saúde para fortalecer políticas de saúde feminina no SUS

Publicado em 29/10/2025 às 01:04:21
Governo lança Fórum de Mulheres na Saúde para fortalecer políticas de saúde feminina no SUS

O Ministério da Saúde, liderado por Alexandre Padilha, e o Ministério das Mulheres, sob a gestão de Márcia Lopes, anunciaram nesta terça-feira (28) a criação do Fórum de Mulheres na Saúde. O lançamento ocorreu na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e representa um passo importante no reforço das políticas de gênero no país.

De caráter permanente, o Fórum visa a construção coletiva e o debate contínuo para fortalecer as políticas públicas de saúde voltadas às mulheres. A iniciativa busca promover a saúde integral e ampliar a participação social no Sistema Único de Saúde (SUS).

"É uma alegria instalar esse fórum, demanda que combinamos durante a transição de cargo. Esse é um espaço de articulação da sociedade civil, pois acreditamos que qualquer política pública deve ter um espaço permanente com as lideranças da sociedade civil que poderão interagir e cobrar, sobretudo quando tratamos da saúde integral das mulheres, prioridade absoluta do presidente Lula e do Ministério da Saúde", destacou o ministro Alexandre Padilha.

O Fórum de Mulheres na Saúde terá um papel consultivo e propositivo, abordando temas cruciais para o público feminino. Entre eles, estão a saúde sexual e reprodutiva, atenção ao parto e pós-parto, menopausa, saúde menstrual, violência de gênero, saúde mental e a prevenção de cânceres femininos.

A iniciativa tem como objetivo principal assegurar que as políticas públicas de saúde atendam às necessidades reais das mulheres brasileiras, promovendo equidade e aprimorando o cuidado oferecido pelo SUS. A próxima reunião do Fórum está agendada para janeiro do próximo ano.

Adicionalmente, o Fórum impulsionará o Programa Dignidade Menstrual, lançado em 2024. Este programa já beneficia 3,7 milhões de mulheres e meninas com a distribuição gratuita de 392 milhões de absorventes, representando um investimento superior a R$ 195 milhões. O Ministério da Saúde também promoverá outras ações em alusão ao Outubro Rosa.