IA sobre rodas: BYD quer usar concorrente do ChatGPT para condução autônoma e oferecer tecnologia de assistente pessoal

Com crescimento exponencial de usuários nos últimos anos, a inteligência artificial vista em diversos segmentos também está na mira do mercado de veículos. Um exemplo disso é a parceria fechada entre a montadora chinesa BYD e a DeepSeek, empresa especializada em IA que recentemente ganhou as manchetes por rivalizar com o ChatGPT - plataforma popular que virou a queridinha entre os brasileiros.
Durante uma coletiva de imprensa realizada em Shengzhou, na China, na última semana, o Nota Baiana acompanhou o que a gigante dos carros elétricos tem preparado na área com tecnologias que vão abastecer os carros que devem chegar ao Brasil nos próximos anos.
"A tecnologia DeepSeek permite que o modelo de IA otimize o processamento e simulação de informação. Nós vamos utilizar esse tipo de tecnologia em nossas experiências para condução autônoma e com a condução inteligente. E isso inclui os sistemas de infotenimento, onde nós usamos muito a inteligência artificial. Você vai poder tratar o carro como um assistente, usando o controle por voz para conversar como um amigo. Por exemplo, dizer que está com fome e ele achar um restaurante para você", indicou Stella Li, vice-presidente global da empresa e responsável pela operação da marca nas Américas e na Europa.
Segundo a executiva, a ideia é que as funções e recursos obtidos através da inteligência artificial oferecida pela DeepSeek tornem a experiência de andar sobre quatro rodas mais interessante para os condutores.
"Isso serve para que a IA se torne mais um assistente da sua vida, para o seu dia a dia. E que a sua viagem a bordo do carro seja menos entediante e mais interessante. Você pode confiar nele como um amigo. DeepSeek tem um papel fundamental, nós vamos engajar para que a experiência de dirigir seja segura e melhorar os recursos tecnológicos para esse carro inteligente", indicou.
Durante a coletiva, Li também falou sobre o mercado brasileiro, e neste caso especificamente sobre a Bahia, indicando que a BYD deve iniciar a produção nacional ainda em 2025. Outra novidade para este ano é a chegada do novo Dolphin reestilizado ao país.
Stella Li afirnou que a produção do modelo na fábrica da BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, deve começar nos próximos meses, sendo junho como data referência.
Assim como já havia sido anunciado, a operação na Bahia será feita em regime SDK/CDK, ou seja, com kits que chegarão prontos da China e serão montados na cidade baiana.
NB NA CHINA
A convite da BYD Brasil, o Nota Baiana esteve na China na última semana para acompanhar as novidades e tendências no mundo dos carros elétricos. Além das agendas em Shengzhou, a reportagem participou do Salão do Automóvel de Xangai e chegou a embarcar em um Denza Z9 GT para um teste drive no veículo de mais de 800 cavalos de potência.
O intercâmbio cultural também permitiu que a reportagem mergulhasse em uma cerimônia tradicional do chá - ponto alto da região -, sendo guiada por moradores locais.