Influenciador Hytalo Santos é preso em SP após denúncias de exploração de menores

O influenciador digital Hytalo Santos, de 28 anos, foi preso nesta sexta-feira (15) em São Paulo, conforme noticiado pela GloboNews. O criador de conteúdo, que acumulava mais de 17 milhões de seguidores no Instagram antes da conta ser desativada por determinação judicial, é investigado por exploração e exposição de menores.
O caso ganhou grande repercussão nas redes sociais após uma denúncia feita pelo youtuber Felca em um vídeo de mais de 40 minutos, que criticou a "adultização" de crianças em conteúdos online. Celebridades também compartilharam o material, ampliando o alcance da denúncia.
Hytalo Santos, natural da Paraíba, está em São Paulo há cerca de um mês. Ele é alvo de duas ações no Ministério Público da Paraíba (MPPB) e de uma apuração do Ministério Público do Trabalho (MPT).
No MPPB, além da prisão, o órgão solicitou em ação civil pública o bloqueio do acesso do influenciador às redes sociais e a proibição de contato com os menores citados no processo. Houve também pedido para a desmonetização de conteúdos já publicados, impedindo o retorno financeiro de Hytalo com seus vídeos.
Na última quarta-feira (13), a Polícia Militar da Paraíba já havia cumprido um mandado de busca e apreensão na residência do influenciador, mas encontrou o imóvel vazio. A defesa de Hytalo decidiu se afastar do caso.
O influenciador também enfrenta denúncias de ex-funcionários por danos morais, jornada de trabalho excessiva e falta de comprovação de vínculo empregatício. Um ex-colaborador que residia no mesmo condomínio relatou que a convivência de Hytalo no local era conturbada, com a localização de "drogas, bebidas e preservativos no chão" durante sua estadia.