Influenciadora Rafa Moreira formaliza denúncia após ser alvo de fake nude: "Esse episódio não é isolado"

A influenciadora digital Rafa Moreira, de 30 anos, veio a público na manhã desta terça-feira (13) para se pronunciar sobre imagens manipuladas digitalmente que simulavam nudez.
Em nota divulgada em seu perfil no Instagram, a baiana informou ter registrado boletim de ocorrência e formalizado denúncia junto ao Ministério Público, que será responsável pela investigação do crime.
"Todo o processo está sendo acompanhado de perto por minha defesa, com base nas leis brasileiras que punem severamente esse tipo de violação", afirmou, destacando que a prática, conhecida como "fake nude", configura crime proibido pelas leis brasileiras, citando os artigos 216-B e 218-C do Código Penal. Para ela, "montagens falsas com nudez são mais que ataques virtuais: são expressões de violência sexual, simbólica e moral. Elas machucam, silenciam e tentam deslegitimar o lugar de fala e existência das mulheres."
Além de anunciar as medidas legais adotadas, a influenciadora lamentou a situação e expressou expectativa de que a ação consiga impedir a disseminação das imagens atribuídas a ela como se fossem reais.
Rafa Moreira contextualizou o ocorrido, afirmando que "esse episódio não é isolado" e o vê como "reflexo de uma cultura machista e violenta, que ainda insiste em tentar controlar, humilhar e agredir mulheres - especialmente aquelas que ocupam espaços públicos com autonomia, liberdade e empoderamento". Ela ressaltou sua identidade e profissão: "Sou mulher, sou nordestina, sou influenciadora e produtora de conteúdo. Trabalho com a minha imagem de forma legítima e profissional. Isso não me torna propriedade de ninguém. O fato de uma mulher se mostrar segura do seu corpo não é um convite para violência, muito menos uma autorização para que outros se sintam donos de sua imagem."
A influenciadora encorajou outras mulheres vítimas de episódios semelhantes a denunciar. "Não se calem. Procurem ajuda, denunciem, exijam respeito. Nenhuma de nós está sozinha", disse, finalizando com a promessa de seguir firme, usando sua voz "não apenas para me proteger, mas para fortalecer outras mulheres. Porque nossa liberdade incomoda - e é justamente por isso que ela é tão necessária".