Micareta de Feira chega ao terceiro dia sem ocorrências graves de saúde; veja mais

Publicado em 04/05/2025 às 15:09:13
Micareta de Feira chega ao terceiro dia sem ocorrências graves de saúde; veja mais

A Micareta de Feira de Santana alcança seu terceiro dia com um balanço positivo na área da saúde, impulsionado por um investimento superior a R$ 2 milhões. Até o momento, cerca de 150 atendimentos foram realizados nos postos avançados da rede municipal, estrategicamente localizados no Circuito Maneca Ferreira. Desses, apenas nove necessitaram de encaminhamento para unidades especializadas: sete para a UPA de Feira de Santana, um para o Hospital Geral Clériston Andrade e outro para o Hospital Especializado Lopes Rodrigues.

A maioria dos atendimentos concentrou-se em quadros clínicos leves, como dores de cabeça, enjoos e vômitos. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, enfatizou a importância da parceria com o município, destacando a otimização de recursos e a integração entre a atenção primária e especializada. Ela também mencionou o investimento de R$ 390 mil do Governo do Estado em equipamentos e mobiliário para os postos municipais.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, ressaltou que a colaboração com o estado permitiu uma resolutividade maior dos atendimentos no próprio circuito, evitando a sobrecarga das unidades de retaguarda. Ele destacou a estrutura completa montada, inclusive com salas para reanimação e atendimento pediátrico.

Além do suporte ao município, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) implementou um esquema especial com 682 plantões para reforçar a assistência nas unidades da rede estadual e promoveu ações de prevenção e cuidado. Nos dois primeiros dias da festa, foram distribuídos 228 mil preservativos e realizados 2.281 testes rápidos para detecção de ISTs no estande Fique Sabendo, com 50 resultados positivos (dois para Hepatite B, 47 para Sífilis e um para HIV). Treze pessoas iniciaram tratamento imediato para Sífilis.