Na Antena 1 Salvador, Negromonte Jr. promete reestruturação do PP na Bahia após federação: "Começar do zero”

Publicado em 12/05/2025 às 11:41:14
Na Antena 1 Salvador, Negromonte Jr. promete reestruturação do PP na Bahia após federação: "Começar do zero”

O deputado federal Mário Negromonte Jr., presidente do Progressistas (PP) na Bahia, avaliou como "difícil" o processo que resultou na federação entre seu partido e o União Brasil, formalizada como União Progressista. Em entrevista à rádio Antena 1 Salvador, no programa BN no Ar, Negromonte Jr. apontou a divergência entre os posicionamentos nacional e estadual dos partidos como um fator crucial na construção dessa aliança.

Ele revelou que a maioria dos filiados do PP na Bahia manifestava oposição à federação, preferindo um caminho independente. "Eu posso falar como presidente que existia vontade da maioria para que não tivesse federação, que a gente caminhasse independente", afirmou o parlamentar, defendendo a coligação como um modelo mais adequado por considerar que "os interesses nacionais do partido não são os mesmos da estadual".

Apesar das dificuldades do processo, que durou quase dois anos, Negromonte Jr. destacou o sucesso na "primeira etapa" de eleições municipais, citando a eleição de "31 prefeitos, 47 vice-prefeitos e 415 vereadores". Agora, o partido enfrenta a "segunda etapa": eleger deputados federais e estaduais e definir sua posição nas futuras eleições para governador e presidente.

O presidente estadual do PP indicou que eventuais saídas de deputados e prefeitos após a federação serão encaradas com "naturalidade". "Se tiver que começar do zero, vamos começar do zero", declarou.

A expectativa de baixas foi corroborada pelo deputado estadual Niltinho, líder do PP na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Na semana passada, Niltinho confirmou que a bancada decidiu pela migração de todos os seis deputados estaduais do partido para legendas que compõem a base de apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). Segundo o líder pepista na AL-BA, o Avante é cotado como um dos principais destinos para os parlamentares que deixarão o Progressistas.