Papa Leão XIV terá voz crítica em relação à justiça social, analisa doutor em Teologia

Publicado em 08/05/2025 às 23:46:07
Papa Leão XIV terá voz crítica em relação à justiça social, analisa doutor em Teologia

Em um movimento que reverbera a história da Igreja, o cardeal americano Robert Francis Prevosti ascendeu ao papado nesta quinta-feira (8) e escolheu o nome Leão XIV, em clara homenagem a Leão XIII. Carlos André da Cruz Leandro, doutor em Teologia e coordenador da Universidade Católica de Salvador (UCSAL), em entrevista ao BN, oferece uma análise sobre as possíveis diretrizes do novo pontífice e o simbolismo por trás de sua decisão.

A escolha do nome, que evoca o pontificado de Vincenzo Gioacchino Pecci (1878-1903), um período marcado por avanços e uma postura progressista, sugere uma intenção de continuidade. Leão XIII destacou-se como uma figura revolucionária em sua época, notório por suas críticas incisivas tanto ao capitalismo quanto ao comunismo.

De acordo com o especialista, espera-se que Leão XIV siga o legado de Francisco na defesa da justiça social, adaptando-o ao contexto contemporâneo. Contudo, Carlos André ressalta que não se deve esperar uma réplica das atitudes de Francisco, lembrando que "muitas das ações tomadas pelo papa Francisco eram bastante pessoais, como a escolha de morar em uma espécie de pousada dos cardeais e abdicar de local totalmente privado".