Pedro Pimenta inspira em Salvador com palestra sobre superação e a invisibilidade das pessoas com deficiência

O empresário e palestrante Pedro Pimenta esteve em Salvador nesta quarta-feira (29) para ministrar a palestra "Oportunidade na Adversidade". A apresentação narra a trajetória de superação do palestrante, que aos 18 anos sobreviveu a uma meningite meningocócica fulminante, resultando na perda dos quatro membros. A partir desse evento, Pimenta reconstruiu sua vida enfrentando inúmeros desafios.
Em conversa com o BN antes de sua palestra para servidores da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Pimenta abordou a questão da invisibilidade das pessoas com deficiência no Brasil. Ele enfatizou a necessidade de um suporte mais significativo para indivíduos com deficiência severa, em comparação com outros grupos.
"Assim como eu já fui algumas vezes a Brasília, tentar convencer o pessoal que tem muita gente invisível, que talvez não tenha essa voz que outras minorias têm, porque nem consegue ir na avenida protestar. Muitas vezes essa pessoa está acamada, está em uma cadeira de rodas e chega para sair da porta da casa, mas não tem nenhuma calçada. Então, essas pessoas precisam muito. De todas as minorias é a que mais precisa, pois a pessoa com deficiência severa, às vezes ela não consegue, ponto final", declarou o palestrante.
Pimenta também destacou a disparidade de oportunidades para pessoas com deficiência severa em diversos setores no país e ressaltou a importância da atuação governamental para oferecer amparo aos familiares.
"De todas as minorias, a pessoa com deficiência, você pega uma mãe que tem um filho acamado, com traqueostomia. Essa mãe, o maior pesadelo dela é o dia que ela falecer, que ela sabe que o filho vai ficar na mão de quem? Precisa do Estado atuando, garantir que essa mãe tenha um amparo", concluiu.







