PM-BA publica edital em PAD que investiga soldado por ameaça de morte e ofensas a policiais; entenda caso

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) tornou público um edital de citação referente a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que apura a conduta de um soldado, identificado como Antônio Augusto, por supostas ofensas, injúrias e difamações proferidas em uma rede social contra outro membro da corporação. Além das acusações de calúnia, o PM é investigado por supostamente desafiar o colega para confronto físico e ameaçar de morte outro policial.
A PM-BA informou que a citação por edital se justifica pelo fato de o paradeiro atual do soldado ser desconhecido. O caso teria sido reportado em outubro de 2019, com a instauração do PAD em janeiro de 2021.
O edital convoca Antônio Augusto a apresentar sua defesa e provas na Corregedoria da PM-BA, em Salvador, no dia 5 de maio, incluindo o comparecimento com seus advogados, arrolamento de testemunhas e depoimento. As acusações envolvem o tenente-coronel Gabriel Manuel, que à época servia na 39ª CIPM/Boca do Rio e atualmente está no 12º BPM/Camaçari, e o capitão Márcio Oliveira dos Santos.
Em comunicado, a PM-BA esclareceu que o soldado Antônio Augusto não está em serviço ativo, encontrando-se na condição de reformado. A corporação reiterou seu compromisso com a legalidade, transparência e rigor na apuração de quaisquer desvios de conduta em relação aos protocolos institucionais.