Polícia deflagra operação que tem família controladora do Banco Pine como alvo

Publicado em 23/04/2025 às 15:47:31
Polícia deflagra operação que tem família controladora do Banco Pine como alvo

Uma operação da Polícia Civil de São Paulo investiga supostas fraudes financeiras e movimentações atípicas de recursos, tendo como alvos o banqueiro Nelson Nogueira Pinheiro e seus irmãos, ligados ao Banco Pine. A ação, batizada de "Floresta Devastada", cumpriu mandados de busca e apreensão em nove endereços na capital paulista, visando membros da família controladora da instituição financeira.

A Justiça autorizou o bloqueio de bens dos investigados, com um limite de R$ 500 milhões. Além de Nelson, Noberto Nogueira Pinheiro, controlador do Banco Pine, e Jaime Nogueira Pinheiro Filho também são listados como alvos da operação. Os três são sócios da MRCP Participações S/A. A investigação é um desdobramento de apurações iniciadas em 2016, no contexto da Operação Lava Jato.

A assessoria de Noberto Pinheiro se manifestou, afirmando que desde 2005, quando Nelson Pinheiro deixou de ser sócio minoritário do Banco Pine, a instituição não mantém vínculos com ele ou suas atividades. A assessoria alega que a menção a Noberto Pinheiro na operação se deve à sua participação minoritária em uma holding patrimonial familiar, constituída para fins de planejamento sucessório, da qual Nelson Pinheiro também faz parte. Noberto Pinheiro se colocou à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos.