Rio São Francisco terá nova hidrovia ligando o Sudeste ao Nordeste, com impacto direto na Bahia

Publicado em 15/06/2025 às 21:04:50
Rio São Francisco terá nova hidrovia ligando o Sudeste ao Nordeste, com impacto direto na Bahia

O governo federal apresentou, na última sexta-feira (13), o projeto para a implantação de uma nova hidrovia de transporte de cargas no rio São Francisco. A rota fluvial conectará Pirapora, em Minas Gerais, a Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, no Nordeste.

Com previsão de utilizar 1.371 quilômetros navegáveis, a nova hidrovia tem estimativa de movimentar até cinco milhões de toneladas de diversas cargas, como insumos agrícolas, calcário, grãos, bebidas, minério, gesso, gipsita e sal.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que a hidrovia será estratégica para o desenvolvimento da região. Ele informou que, ainda em junho, será assinada a delegação das obras para a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), responsável pela condução do projeto. Em seguida, serão realizados os estudos técnicos necessários.

O rio São Francisco, conhecido como Velho Chico, atravessa o Distrito Federal, Goiás, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, influenciando diretamente 505 municípios e mais de 11,4 milhões de pessoas.

O projeto está dividido em três etapas de implementação. A primeira concentra as operações em um trecho de 604 quilômetros entre Juazeiro, Petrolina, Sobradinho e Ibotirama, na Bahia. As cargas poderão ser escoadas por rodovias até o Porto de Aratu-Candeias, na Baía de Todos-os-Santos. A segunda etapa abrange 172 quilômetros entre Ibotirama, Bom Jesus da Lapa e Cariacá, também na Bahia, com conexão ferroviária aos portos de Ilhéus e Aratu-Candeias. A terceira fase estende a hidrovia por mais 670 quilômetros de navegação até Pirapora, em Minas Gerais.

Paralelamente, o governo federal confirmou a previsão de outras ações para ampliar a navegabilidade nas hidrovias brasileiras, incluindo obras de dragagem no rio São Francisco e no Tapajós, além da manutenção das hidrovias dos rios Madeira, Parnaíba e Paraguai.

Atualmente, o Brasil conta com 12 mil quilômetros de hidrovias navegáveis e possui potencial para atingir 42 mil quilômetros, de acordo com dados do Ministério de Portos e Aeroportos.