Rui Costa se reúne com empresa responsável pela construção da Ponte Salvador-Itaparica em agenda na China

Em missão oficial na China, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, prioriza a atração de investimentos chineses para áreas estratégicas como infraestrutura, saúde e tecnologia. O pontapé inicial da agenda foi dado com um encontro com representantes da China Communications Construction Company (CCCC), empresa envolvida na construção da Ponte Salvador-Itaparica.
A viagem de Costa antecede a visita do presidente Lula ao país asiático, agendada para maio. O ministro ressalta a importância da iniciativa para estreitar laços e estabelecer parcerias sólidas entre as nações.
"Nosso objetivo é elevar o patamar da relação Brasil-China, impulsionando o diálogo e a integração, conforme almejam os presidentes Lula e Xi Jinping. Buscamos uma relação de proximidade e diálogo para gerar benefícios mútuos, e essa visita preparatória é crucial", afirmou Rui Costa.
Durante a reunião na sede da CCCC, o ministro apresentou um portfólio de projetos de concessões rodoviárias no Brasil, com destaque para os 14 leilões programados para este ano. Ele também informou que o governo brasileiro planeja atrair cerca de US$ 50 bilhões em investimentos em concessões rodoviárias até o final do mandato.
A comitiva brasileira na China inclui representantes de diversos ministérios, como o ministro Frederico Filho (Comunicações), além de presidentes de estatais como Magda Chambriard (Petrobras) e Sérgio Bacci (Transpetro), e membros do NBDES.
A agenda da missão se estende até terça-feira (29) em Beijing, com uma etapa em Xangai na quarta-feira (30), onde Rui Costa se encontrará com a ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). O retorno da comitiva ao Brasil está previsto para quinta-feira (1º).