Vitória: 8 a 0 para o Flamengo é a pior derrota oficial da história do clube

A goleada de 8 a 0 sofrida pelo Vitória contra o Flamengo, na última segunda-feira (25), não apenas estabeleceu um novo recorde na história do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos, mas também registrou a maior derrota do clube em jogos oficiais desde a profissionalização do futebol rubro-negro.
O placar imposto pelo Flamengo só é inferior ao 10 a 2 sofrido diante do Bahia no Campeonato Baiano de 1938, época em que o Vitória ainda não era profissionalizado no futebol, um marco que só seria alcançado em 1953. Conforme apurado pelo professor Marcelo Monteiro, o Vitória não sofria oito gols em uma partida desde 1942, quando perdeu um amistoso para o Sergipe pelo placar de 8 a 4.
No contexto do Campeonato Brasileiro, antes do vexame diante do Flamengo, a pior derrota do Leão havia ocorrido em 2001, com um placar de 7 a 2 contra o Athletico-PR. Já na Série B de 2023, o Vitória havia sido goleado por 6 a 0 pelo CRB, um placar que se repetiu em sua derrota para o Brasiliense na edição de 2007 da competição.
Vale lembrar que a maior goleada da história do Brasileirão foi o 10 a 1 do Corinthians sobre o Tiradentes-PI em 1983, seguido pelo 9 a 0 do Vasco contra a Tuna Luso-PA em 1984.
Com a recente demissão do técnico Fábio Carille ainda no Rio de Janeiro, o Vitória se prepara para seu próximo compromisso. O time, que será comandado interinamente por Rodrigo Chagas, técnico do Sub-20, volta a campo neste domingo (31), às 18h30, no Barradão, para enfrentar o Atlético Mineiro, em partida válida pela 22ª rodada da Série A.