Xabi Alonso é o favorito para assumir o Real Madrid e já indica nomes para reforços, diz jornal

A saída de Carlo Ancelotti do comando técnico do Real Madrid está praticamente definida. Com eliminações na Liga dos Campeões e na Copa do Rei, além de chances reduzidas no Campeonato Espanhol nesta temporada, o clube merengue parece estar decidido a encerrar o ciclo do treinador mais vitorioso de sua história, com 15 títulos conquistados. Ancelotti não deve permanecer, mesmo que o time consiga uma virada improvável na La Liga. A tendência é que um interino – com Santiago Solari como principal cotado – dirija o time no Mundial de Clubes antes da chegada do novo treinador.
De acordo com a informação veículada pelo AS, da Espanha, nesta quarta-feira (30), o principal nome para assumir o cargo é Xabi Alonso. Atualmente no Bayer Leverkusen, o ex-jogador já foi sondado e está ciente do interesse do Real. Apesar de seu empresário, Iñaki Ibáñez, negar um acordo formal, houve conversas preliminares, e o Leverkusen reconhece a possibilidade de saída. O CEO do clube alemão, Fernando Carro, afirmou que existe um "acordo de cavalheiros" para liberar Alonso caso um ex-time do espanhol o procure: "Nos sentaríamos para conversar e não colocaríamos obstáculos".
Segundo o jornal AS, Xabi Alonso já estuda o elenco do Real Madrid e deve sugerir os nomes de Martín Zubimendi (Real Sociedad) e Florian Wirtz (Bayer Leverkusen) como prioridades para reforçar o time. O volante espanhol tem multa rescisória de 60 milhões de euros, enquanto o meia alemão exigiria um investimento superior a 100 milhões — o que, provavelmente, implicaria a saída de algum jogador ofensivo atual.
Outro nome observado é o do zagueiro Jonathan Tah, também do Leverkusen. O defensor de 1,95m tem pré-acordo com o Barcelona, mas a instabilidade financeira do clube catalão e a boa fase dos seus atuais defensores colocaram esse acerto em dúvida. Como seu contrato está perto do fim, o Real vê a chance de contratá-lo sem custos, com o aval de Xabi, que o conhece bem do sistema com três zagueiros usado na equipe alemã.
Enquanto o futuro de Ancelotti, que possui contrato até meados de 2026, segue sem definição, o Real Madrid se prepara para encarar o Celta de Vigo pela 34ª rodada da La Liga. A bola vai rolar às 09h (de Brasília) deste domingo (4), no Santiago Bernabéu. O clube merengue é o segundo colocado com 72 pontos, quatro atrás do Barcelona, com quem terá confronto direto na 35ª rodada, no dia 11 de maio.