ACM Neto ganha apoio do PP de Ilhéus para 2026 após confirmação de Federação “União Progressista”

Em um movimento estratégico para as eleições de 2026, ACM Neto, vice-presidente nacional do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, assegurou o apoio do Progressistas de Ilhéus à sua pré-candidatura ao governo do estado. A aliança, confirmada nesta sexta-feira (25) após reunião entre as lideranças dos partidos, contou com a articulação do prefeito de Ilhéus, Valderico Jr. (União), do ex-prefeito Jabes Ribeiro (secretário-geral do PP) e do secretário de Governo de Salvador, Cacá Leão (PP). O encontro também teve a presença dos deputados Leur Lomanto Jr. (União) e Pedro Tavares (União).
Essa articulação do PP de Ilhéus surge em um momento crucial, logo após a confirmação da federação entre União Brasil e Progressistas em nível nacional. Nos bastidores, comenta-se que a união dos partidos será formalizada na próxima semana sob o nome de "União Progressista".
Paralelamente a esses movimentos em Brasília, o apoio a Neto ganha força em meio a negociações do PP para retornar à base do governo estadual, liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). O interesse nessa reaproximação já foi manifestado publicamente por Mário Negromonte Jr., presidente estadual do PP e deputado federal.