Afundado na crise: próximo adversário do Bahia, Grêmio tem 7 desfalques e só venceu 1 dos últimos 12 jogos

Em um dos momentos mais delicados da temporada, o Grêmio busca reação no Campeonato Brasileiro. O Tricolor gaúcho, que enfrentará o Bahia em seu próximo compromisso, atravessa fase de resultados insatisfatórios, tendo vencido apenas um dos últimos 12 jogos disputados — justamente contra o Santos, pelo Brasileirão. A sequência negativa foi agravada com a eliminação na terceira fase da Copa do Brasil, na última terça-feira (20), diante do CSA.
O desempenho reflete um ano aquém das expectativas. Em 30 partidas na temporada, o Grêmio contabiliza apenas dez vitórias, além de doze empates e oito derrotas. A campanha acumula reveses como o vice-campeonato gaúcho, perdido para o arquirrival Internacional, e tropeços consecutivos no Campeonato Brasileiro, na Sul-Americana e na própria Copa do Brasil, com destaque para a goleada de 4 a 1 sofrida para o Mirassol e o empate sem gols com o CSA que selou a queda no torneio mata-mata.
Nem a chegada do técnico Mano Menezes tem sido suficiente para conter a crise. Para complicar o cenário visando o duelo contra o Bahia, o time enfrenta uma série de desfalques. São sete baixas confirmadas: João Lucas e Edenílson (lesões musculares), Igor (fratura no punho), Cuéllar (lesão muscular), Gustavo Martins (entorse no joelho), Rodrigo Ely (ruptura no ligamento cruzado) e Jemerson (afastado por indisciplina).
Para a partida, o Grêmio conta com a presença de dois nomes conhecidos no futebol baiano: Wagner Leonardo e Lucas Esteves, que defenderam o Vitória na temporada passada. Apesar de terem sido peças importantes no sistema defensivo do Leão em 2024, ambos têm sido alvo de críticas da torcida gremista devido a falhas recorrentes no setor.
O confronto entre Grêmio e Bahia está marcado para este domingo (25), às 11h, na Arena do Grêmio, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time baiano chega embalado e, em caso de vitória, pode se aproximar do G-4, alcançando 18 pontos, a depender dos resultados dos concorrentes. Já para a equipe gremista, o jogo possui caráter decisivo: na 17ª colocação, na zona de rebaixamento, o time necessita vencer para tentar sair da degola e diminuir a pressão.