AGREGA RENOVA CONTRATOS de ÔNIBUS na RMS: Licitação em Andamento Garante Continuidade do Serviço

A Agência Reguladora de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) anunciou, nesta quarta-feira (6), a prorrogação dos contratos de quatro linhas de transporte público que operam na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A medida visa garantir a continuidade do serviço até que a licitação para o Subsistema Metropolitano de Passageiros seja concluída.
A renovação abrange as empresas Avanço Transporte e Turismo LTDA, Expresso Luxo Vitória LTDA, Expresso Metropolitano Transportes LTDA e Atlântico Transportes LTDA. Conforme esclarecimento da Agerba ao portal BN, a ação configura um aditivo aos contratos emergenciais já existentes, e não uma nova contratação emergencial.
A notícia surge em um momento de apreensão para os usuários do transporte público, após duas empresas atuantes na RMS – Viação Regional e Jauá – terem anunciado o fim de suas operações a partir de 1º de setembro. Essas companhias atendem a cerca de 100 municípios baianos, incluindo cidades de grande porte como Alagoinhas, Camaçari e Feira de Santana.
Apesar do anúncio de retirada das linhas pela Viação Regional e Jauá, a Agerba assegura que não haverá interrupção no serviço. "Em que pese ao transporte realizado pelas empresas Jauá e Regional, reiteramos informação de que não haverá interrupção do serviço prestado", declarou a agência.
Anteriormente, o Sindicato dos Rodoviários da Região Metropolitana (Sindmetro) havia especulado que as linhas das empresas mencionadas seriam assumidas pela Viação Cidade Sol, pertencente à família do ex-deputado Ronaldo Carletto. Vale ressaltar que as empresas Viação Regional e Jauá atuam no transporte de passageiros desde meados da década de 1990.