Alckmin representará Lula em missa de início do pontificado do Papa Leão XIV

Geraldo Alckmin, vice-presidente da República, será o representante do Brasil na missa de início do pontificado do Papa Leão XIV, agendada para o dia 18, na Praça de São Pedro, no Vaticano. A confirmação foi feita pelo presidente Lula, em coletiva de imprensa realizada neste sábado (10), em Moscou, durante sua viagem à Rússia.
Lula não especificou as razões que o impedirão de comparecer à cerimônia, mas sua agenda de compromissos internacionais tem sido intensa desde a última terça-feira (6), com previsão de retorno ao Brasil apenas na quarta-feira (14).
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, agora Papa Leão XIV, foi eleito na última quinta-feira (8), após dois dias de conclave e quatro votações. Em mensagem nas redes sociais, Lula expressou o desejo de que o novo pontífice continue a promover os valores defendidos por seu antecessor, Francisco, como a paz, a justiça social, o respeito à diversidade e a defesa do meio ambiente.
Quero cumprimentar o cardeal norte-americano Robert Prevost, escolhido hoje para comandar o destino da Igreja Católica, com o nome de Leão XIV.
Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela…
— Lula (@LulaOficial) May 8, 2025