Arcebispo de Salvador está entre cardeais brasileiros que devem escolher novo papa

Publicado em 21/04/2025 às 12:28:55
Arcebispo de Salvador está entre cardeais brasileiros que devem escolher novo papa

Com a morte do Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21), a Igreja Católica se prepara para o Conclave, processo de eleição do novo líder da instituição. Entre os cardeais habilitados a votar está o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, de 65 anos.

De acordo com as normas da Igreja, apenas cardeais com menos de 80 anos podem participar da votação. Dom Sérgio, ordenado padre em 1984, possui vasta formação acadêmica, com mestrado em Teologia Moral e doutorado em Roma. Sua trajetória eclesiástica inclui passagens como bispo auxiliar de Fortaleza, arcebispo de Teresina e arcebispo de Brasília. Em 2020, assumiu a Arquidiocese de Salvador, recebendo o título de Primaz do Brasil.

Além de Dom Sérgio da Rocha, outros seis cardeais brasileiros compõem o grupo elegível para o Conclave: Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e atual presidente da CNBB; Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo; Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro; Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília; Dom João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília; e Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus. A expectativa é que o processo de escolha do novo Papa se inicie em até 20 dias.