Augusto Vasconcelos relata novidades sobre o “Novo Balbininho”: “Vai ser um equipamento de porte internacional”

Publicado em 12/05/2025 às 22:05:14
Augusto Vasconcelos relata novidades sobre o “Novo Balbininho”: “Vai ser um equipamento de porte internacional”

O Secretário Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos, abordou o futuro complexo esportivo de Salvador, projetado para ser o "novo Balbininho", durante entrevista ao podcast Projeto Prisma, do Bahia Notícias (BN). Na conversa, realizada nesta segunda-feira (12), o secretário detalhou as intenções do governo estadual com o novo equipamento.

"O governador [Jerônimo Rodrigues] já anunciou que faremos o novo Balbininho nas imediações de São Marcos", confirmou Vasconcelos. Ele explicou que o projeto está na fase de pré-projeto e passará por licitação para a apresentação de propostas arquitetônicas e de engenharia por empresas interessadas. O objetivo, segundo o secretário, é construir um "equipamento de porte internacional". Embora possa abrigar shows musicais, a prioridade será o esporte. "Queremos fazer um equipamento que sirva para competições locais e seja também capaz de absorver competições nacionais e internacionais, do vôlei, do basquete, do futsal, de esportes de quadra, de uma luta e também de eventos das artes marciais", pontuou, diferenciando-o de possíveis estruturas com custos operacionais mais elevados que dificultariam o uso para eventos locais, como uma especulada na Boca do Rio.

A criação do novo complexo foi anunciada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) em março. A estrutura remeterá ao antigo Ginásio Antônio Balbino, o Balbininho original, que integrava o complexo da antiga Fonte Nova e foi demolido em 2010.

Questionado sobre a participação da Setre nas discussões para a construção do novo Centro de Treinamento (CT) do Esporte Clube Bahia, o secretário Augusto Vasconcelos negou qualquer envolvimento da pasta. "Não temos esse diálogo. Não posso confirmar isso, porque isso não tem passado pela secretaria", afirmou. Ele explicou que o tema foi tratado diretamente entre os investidores e o grupo econômico que controla a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube.