Bahia entra em campo com cães disponíveis para adoção em ação inspirada no "Superman"

Em uma iniciativa inédita e carregada de significado social, o Esporte Clube Bahia vestirá seus jogadores com uniformes inspirados no Superman em sua partida contra o Retrô, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (30), na Arena Fonte Nova. A entrada em campo ganhará um toque especial: em vez das tradicionais crianças, o campo será pisado por cães disponíveis para adoção, adornados com capas vermelhas, uma alusão a Krypto, o cão do super-herói que batizou a camisa criada em colaboração com a Puma e a Warner Bros. Discovery Global Consumer Products.
A ação é fruto de uma parceria entre o clube baiano e a Associação Brasileira Protetora dos Animais – Seção Bahia (ABPA-BA), com o claro propósito de fomentar a adoção responsável de animais de estimação. Rafael Soares, Diretor de Marketing e Negócios do Bahia, enalteceu a iniciativa, ressaltando o compromisso do clube com a responsabilidade social. "No Bahia, acreditamos que o futebol também pode ser uma plataforma de transformação social. Ao levarmos os cães ao campo antes da partida, buscamos chamar a atenção da torcida para a importância da adoção responsável. Foi uma ação simbólica, mas cheia de significado. Usar a visibilidade do clube para apoiar causas como essa reforça nosso compromisso com a sociedade e com valores que vão além das quatro linhas", declarou.
Atualmente, o Abrigo São Francisco de Assis, gerenciado pela ABPA-BA, acolhe mais de 400 animais, muitos deles adultos e idosos, e sua manutenção depende de doações. Cátia Oliveira, gerente da ONG, destacou a gravidade da situação financeira enfrentada pelo abrigo. "A maioria desses animais recebe assistência veterinária, alojamento e cuidados diários, como limpeza e alimentação. Mas hoje enfrentamos uma grande dificuldade financeira, que está impactando diretamente a alimentação dos animais. Já tivemos que reduzir a comida pela metade para que todos pudessem se alimentar diariamente. Precisamos de ajuda para manter esse trabalho e parcerias como a do Bahia são fundamentais", explicou.
Para auxiliar o abrigo, além da possibilidade de adoção, a comunidade pode realizar doações através do Pix na chave [email protected]. Os recursos arrecadados serão direcionados para a compra de alimentos, custeio de atendimento veterinário, pagamento de funcionários e manutenção da estrutura.
Os 11 cães que acompanharão os jogadores em campo estão prontos para encontrar um novo lar, assim como outros animais do abrigo. Os interessados em adotar devem comparecer pessoalmente ao Abrigo São Francisco de Assis para passar por um processo de seleção, assegurando a adequação do futuro tutor. "Nossos animais são muito bem cuidados e acolhidos com amor. Por isso, buscamos famílias comprometidas em oferecer um lar digno e cheio de carinho", enfatizou Cátia.
Um reflexo do apelo em torno do universo do Superman e seus personagens, dados do aplicativo de treinamento de cães Woofz indicam um aumento expressivo, de cerca de 500%, na procura por adoção de animais nos Estados Unidos após o lançamento do mais recente filme do herói. O fenômeno é atribuído à popularidade de Krypto, o fiel companheiro canino do Homem de Aço.