Baralho do Crime: Líder de facção é preso pela Polícia Civil da Bahia no Paraná

Publicado em 30/07/2025 às 00:46:59
Baralho do Crime: Líder de facção é preso pela Polícia Civil da Bahia no Paraná

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil da Bahia e do Paraná resultou na prisão de Matheus Pinheiro dos Santos, conhecido como “Mahalo” e Dez de Paus do Baralho do Crime. O líder de uma facção criminosa com atuação nos bairros Calafate, Fazenda Grande do Retiro e IAPI, em Salvador, foi localizado em um imóvel na cidade de Piraquara, no Paraná.

A ação, denominada Operação Sinaloa, foi conduzida pela Coordenação de Operações e Inteligência do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com o suporte do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) da Polícia Civil paranaense. No local da prisão, foram apreendidos telefones celulares, um caderno com anotações relacionadas ao tráfico de drogas e um documento de identidade falso.

Apesar de estar fora da Bahia, “Mahalo” mantinha ligação direta com o tráfico na capital baiana, de onde coordenava ações criminosas, incluindo ameaças, a instalação de câmeras para monitoramento de forças de segurança e de grupos rivais, além de outras atividades ilícitas.

A escolha do nome Sinaloa para a operação se deu em virtude da identificação do uso recorrente da bandeira do México como logografia digital nas redes sociais da organização criminosa, simbolizando poder, domínio territorial e comunicação interna.

O preso responde a diversos processos e possuía três mandados de prisão preventiva em aberto. Um deles refere-se a um triplo homicídio ocorrido em dezembro de 2019, vitimando Alex Rodrigues dos Santos, Jadson dos Santos Nascimento e Luan Sousa de Oliveira, em um crime motivado por disputas territoriais pelo tráfico de drogas em Salvador.

Após ser submetido a exame de corpo de delito, “Mahalo” encontra-se detido na sede da Polícia Civil paranaense, aguardando recambiamento para a Bahia, onde ficará à disposição da Justiça baiana.