Brasil inaugura primeiro SAMU indígena bilíngue em Dourados (MS)

Publicado em 11/08/2025 às 19:29:17
Brasil inaugura primeiro SAMU indígena bilíngue em Dourados (MS)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) Indígena foi oficialmente inaugurado neste domingo (9) no Brasil. A cerimônia de entrega aconteceu na área do Hospital da Missão Evangélica Kaiowá, localizado na reserva indígena Aldeia Jaguapiru, em Dourados, Mato Grosso do Sul. Este projeto pioneiro conta com uma equipe de profissionais de saúde bilíngues, fluentes em português e guarani, e tem como objetivo atender cerca de 25 mil indígenas.

A iniciativa, entregue pelo secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, representa um avanço significativo na atenção à saúde da população indígena. "Essa ação, realizada em uma data muito simbólica e em um local de alta densidade demográfica, integra um conjunto de esforços para garantir atenção integral à população indígena, começando pela atenção primária à saúde. É um trabalho conduzido pelo presidente Lula e pelo nosso ministro Alexandre Padilha, fortalecendo o SUS com este projeto piloto inédito no país", destacou Tapeba.

O Ministério da Saúde destinará R$ 341 mil para o custeio do serviço móvel. A meta é universalizar o SAMU 192 em todo o país até o final do próximo ano, e este SAMU indígena é parte fundamental desse plano.

A equipe do SAMU Indígena será composta por 14 profissionais, incluindo cinco técnicos de enfermagem, cinco enfermeiros e quatro condutores-socorristas. Desses, sete são profissionais indígenas com fluência em guarani, garantindo uma comunicação mais eficaz com os pacientes. Os atendimentos serão direcionados a hospitais de referência da região, como o Hospital Universitário da Grande Dourados (HU-UFGD), que também dispõe de profissionais que falam guarani.