Câmara de Alagoinhas deve convocar diretor de serviço de água para discutir rombo fiscal

Publicado em 31/07/2025 às 16:23:01
Câmara de Alagoinhas deve convocar diretor de serviço de água para discutir rombo fiscal

A Câmara de Vereadores de Alagoinhas, no Agreste baiano, prepara uma nova convocação para o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Renavan Sobrinho. O objetivo é esclarecer a grave situação financeira da autarquia, que voltou a ser pauta de discussão na sessão desta quinta-feira (31).

O presidente da Casa, Cleto da Banana (PSD), confirmou que um novo convite será feito ao diretor para que ele preste informações sobre o andamento dos serviços. Vale ressaltar que um requerimento semelhante já havia sido enviado no primeiro semestre, a pedido da vereadora Juci Cardoso (PT).

As discussões em torno do Saae têm evidenciado relatos de dívidas expressivas, com destaque para um débito estimado em, no mínimo, R$ 14 milhões com a Coelba Neoenergia. Diante deste cenário, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) chegou a ser cogitada, mas ainda não há o quórum necessário – cerca de seis dos dezessete vereadores – para sua instauração.

O atual prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo (PSD), atribuiu a delicada situação financeira do Saae à gestão do ex-prefeito Paulo Cézar, anterior inclusive ao período administrado por Joaquim Neto (2017-2024), que é aliado de Carmo. Tentativas de contato com o ex-prefeito Paulo Cézar por parte do BN não obtiveram resposta até o fechamento desta matéria.