Centrais sindicais fazem marcha a Brasília e levam reivindicações do 1º de Maio ao presidente Lula

Publicado em 29/04/2025 às 18:29:32
Centrais sindicais fazem marcha a Brasília e levam reivindicações do 1º de Maio ao presidente Lula

Centrais sindicais realizaram, nesta terça-feira (29), uma marcha em Brasília até a praça dos Três Poderes, onde entregaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma pauta de reivindicações trabalhistas. A principal demanda é a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais e o fim da escala 6x1.

Os temas da pauta, que conta com 26 pontos, foram debatidos desde 9 de abril e incluem a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000, projeto já encaminhado ao Congresso, igualdade salarial entre homens e mulheres, conforme a CLT e lei de 2023, fim da carestia, juros mais baixos e mais empregos.

No Dia do Trabalho, 1º de Maio, as centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CSB, CTB, NCST, Intersindical e Pública realizarão um ato unificado na praça Campo de Bagatelle, em São Paulo, com o objetivo de atrair um público maior do que o do ano anterior.

Em 2023, as celebrações ocorreram na Neo Química Arena e contaram com um público considerado pequeno, o que gerou descontentamento e críticas públicas de Lula ao ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo.

A presença de Lula no evento em São Paulo não está confirmada, e dependeria de sua participação em um evento organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo, o que demandaria um grande esforço físico após recente viagem internacional.

Em São Paulo, o evento terá o sorteio de dez carros Polo Track zero-quilômetro da Volkswagen e contará com discursos políticos, incluindo a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, além de deputados e presidentes de sindicatos.

Luiz Marinho também estará presente no evento do ABC. As atrações musicais confirmadas na praça Campo de Bagatelle incluem Fernando e Sorocaba, Edson e Hudson, Grupo Pixote, Marília Tavares, Thaeme & Thiago, Thales Lessa, Sampa Crew, Fátima Leão, Nando Moreno e Gustavo Moura & Rafael. Três milhões de cupons serão distribuídos para os sorteios.

O lema deste ano é "Por um Brasil mais justo: Solidário, Democrático, Soberano e Sustentável". A CUT participa do ato como convidada, enquanto outras centrais atuam como organizadoras. A divisão teria ocorrido devido ao formato do evento, com sorteios de carros, mas a CUT nega e afirma que prioriza debates sobre as prioridades para os trabalhadores.

Ricardo Patah, presidente da UGT, defende a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e considera a mudança na escala 6x1 fundamental.

Após nove anos, o ABC volta a ter festividades de 1º de Maio no paço Municipal de São Bernardo, com shows de Belo, MC Hariel, Pixote e Tiee, entre outros. A entrada será mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis.