Cidade de Deus: Aclamado como o Melhor Filme Brasileiro do Século XXI em Enquete com Cineastas

O icônico filme 'Cidade de Deus', dirigido por Fernando Meirelles em 2002, foi eleito o melhor filme brasileiro do século XXI em uma votação promovida pelo jornal 'O Globo'. A pesquisa reuniu a opinião de mais de 100 cineastas renomados, que destacaram a produção como a de maior impacto na indústria cinematográfica nacional nos últimos anos.
Lançado no início dos anos 2000, 'Cidade de Deus' já havia conquistado reconhecimento internacional, obtendo quatro indicações ao Oscar: Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Fotografia e Edição. Sua relevância foi reforçada pela inclusão como único representante brasileiro na lista dos 100 melhores filmes do século XXI elaborada pelo jornal americano The New York Times, onde o longa aparece na 15ª posição.
A popularidade do filme, estrelado por Leandro Firmino, transcende gerações e fronteiras. Recentemente, o ator americano Terry Crews demonstrou seu apreço pelo longa, recebendo de presente um pôster autografado. "Aquele filme mudou a minha vida. Acendeu o meu amor pela cultura brasileira, pelo seu povo, e foi uma grande razão para eu ter perseguido histórias e filmes em primeiro lugar. Receber esse presente dos produtores da O2 Filmes—no Brasil, o lugar que me inspirou - está além do significativo", declarou Crews, visivelmente emocionado.
Completando o pódio da enquete de 'O Globo', 'Ainda Estou Aqui', de Walter Salles, conquistou o segundo lugar, sendo celebrado também como o primeiro filme brasileiro a vencer o Oscar de Melhor Filme Internacional. Em terceiro lugar, a aclamada produção 'O Som ao Redor', de Kleber Mendonça Filho, lançada em 2012, solidificou o destaque do cinema contemporâneo brasileiro.
A lista completa dos 10 filmes mais votados é:
1. Cidade de Deus – Fernando Meirelles (2002)
2. Ainda Estou Aqui – Walter Salles (2024)
3. O Som ao Redor – Kleber Mendonça Filho (2012)
4. Que Horas Ela Volta? – Anna Muylaert (2015)
5. Edifício Master – Eduardo Coutinho (2002)
6. Madame Satã – Karim Aïnouz (2002)
7. Jogo de Cena – Eduardo Coutinho (2007)
8. Cinema, Aspirinas e Urubus – Marcelo Gomes (2005)
9. Marte Um – Gabriel Martins (2022)
10. Bicho de Sete Cabeças – Laís Bodanzky (2000)