Copa do Mundo Feminina 2027 no Brasil: Competições nacionais de futebol podem ser suspensas

O Ministério do Esporte sinaliza uma possível paralisação das competições nacionais de futebol durante a realização da Copa do Mundo Feminina de 2027, que ocorrerá no Brasil. A confirmação partiu de Cynthia Mota, secretária-executiva adjunta da pasta e coordenadora do Governo Federal para o evento, em declaração inicialmente divulgada pelo jornal Estadão.
A justificativa para a paralisação, segundo Mota, é a necessidade de conferir maior visibilidade ao torneio. "A ideia é a paralisação (dos campeonatos nacionais) durante o evento em 2027. A gente precisa que pare para darmos visibilidade. Se na Copa masculina parou, por que na Copa feminina não vai parar? Precisamos, sim, dar visibilidade, fazer com que as pessoas entendam que o futebol masculino e feminino têm a mesma importância", ressaltou a secretária.
Além da suspensão dos campeonatos, o governo está em processo de avaliação de outras medidas para otimizar os custos do evento. Entre as propostas em discussão, está a redução do número de sedes, que pode passar de 12 ou 10 para um total de oito locais. Paralelamente, o governo estuda estratégias para a distribuição de ingressos, contemplando opções de gratuidade ou preços populares para estudantes de escolas públicas e entidades sociais.