Edital da Caixa vai investir R$ 120 milhões em cultura; Salvador está entre as cidades contempladas

Salvador foi confirmada como uma das oito capitais brasileiras contempladas pela nova edição da Seleção Caixa Cultural – Programação 2026/2027. O edital, lançado nesta terça-feira (29), disponibilizará R$ 120 milhões para financiar projetos culturais que integrarão a programação dos espaços da Caixa entre janeiro de 2026 e dezembro de 2027.
A Caixa Cultural de Salvador, situada no coração da capital baiana, consolida-se como um importante palco para a produção artística local. O edital convida artistas, produtores e coletivos culturais a apresentarem propostas nas áreas de artes cênicas, música, exposições e atividades formativas.
O presidente da Caixa, Carlos Vieira, ressaltou o objetivo de "fortalecer a cultura em todo o país e valorizar a diversidade artística brasileira", reforçando o compromisso do banco e do Governo Federal com o acesso à cultura e o fomento à economia criativa.
Além de Salvador, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e, pela primeira vez, Belém, foram selecionadas. A inclusão de Belém no edital acompanha a inauguração da nova unidade em outubro de 2025, iniciativa da Caixa em apoio à COP30.