EUA revogam vistos de brasileiros ligados ao programa Mais Médicos e acusam Cuba de trabalho forçado

Publicado em 13/08/2025 às 22:27:22
EUA revogam vistos de brasileiros ligados ao programa Mais Médicos e acusam Cuba de trabalho forçado

O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta quarta-feira (13), a revogação de vistos de cidadãos brasileiros, incluindo Mozart Júlio Tabosa Sales, secretário do Ministério da Saúde, e Alberto Kleiman, ex-funcionário do governo. A informação foi divulgada por Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, em sua conta na rede social X (antigo Twitter).

Em suas declarações, sem mencionar nomes específicos, Rubio afirmou que os Estados Unidos estão implementando medidas para cancelar vistos de autoridades brasileiras. Ele também classificou a iniciativa brasileira de contratar profissionais cubanos para o programa Mais Médicos, visando preencher vagas no Sistema Único de Saúde (SUS), como um "golpe diplomático inconcebível".

O Departamento de Estado dos EUA informou que está adotando ações para revogar e impor restrições de visto a diversos funcionários do governo brasileiro e ex-integrantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Segundo a nota oficial, essas pessoas seriam "cúmplices do esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano". A crítica se estende ao programa Mais Médicos, descrito como um "golpe diplomático inconcebível de 'médicos' estrangeiros".