Ex-diretor de escola no Sul baiano é alvo de mandado; homem foi denunciado por importunação, assédio moral e racismo

Publicado em 25/04/2025 às 10:53:37
Ex-diretor de escola no Sul baiano é alvo de mandado; homem foi denunciado por importunação, assédio moral e racismo

A Polícia Civil cumpriu, nesta quinta-feira (24), um mandado de busca e apreensão na residência de Denelísio Nobre, ex-diretor de uma escola em Itabuna, no sul da Bahia. Ele é investigado por supostos crimes de importunação sexual, assédio moral e racismo, ocorridos durante seu período à frente do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológico (Ciebtec).

De acordo com a TV Santa Cruz, foram apreendidos um notebook, um celular e um pendrive, que serão submetidos à perícia no âmbito do inquérito. As investigações correm sob sigilo.

Denelísio Nobre foi exonerado do cargo em fevereiro deste ano, após denúncias de estudantes do Ciebtec. O caso ganhou repercussão após uma palestra da advogada Úrsula Matos na instituição, quando alunos a procuraram para relatar o comportamento do então diretor.

Na época, o ex-diretor negou as acusações, afirmando desconhecer o teor das denúncias e ressaltando seus mais de 30 anos de serviços prestados na educação em Itabuna sem reclamações. A advogada Úrsula Matos relatou que, em uma reunião ocorrida em 2024, o diretor teria utilizado linguagem de teor sexual.

Um estudante, que preferiu permanecer anônimo, declarou à emissora que o diretor teria dito aos alunos para "não se assustarem", pois falaria "na linguagem juvenil", afirmando que "quem quisesse pegar ele, tava de boa" e que "quem era gay, que podia dar mesmo, e que mulher podia dar também, só que tinha que ter cuidado para não engravidar e ficar com os peitos murchos, caídos".

Outra ex-aluna, também sob anonimato, relatou ter sido assediada pelo ex-diretor durante uma viagem escolar.