Fifa define repescagem entre Los Angeles FC e América do México por vaga no Mundial de Clubes

Publicado em 06/05/2025 às 20:37:48
Fifa define repescagem entre Los Angeles FC e América do México por vaga no Mundial de Clubes

A Fifa anunciou que Los Angeles FC e Club América disputarão em jogo único a vaga remanescente no Grupo D da Copa do Mundo de Clubes de 2025, após a exclusão do León do México. A data da partida ainda será definida.

A escolha dos clubes seguiu os critérios do regulamento da competição. O Los Angeles FC foi o vice-campeão da Liga dos Campeões da Concacaf de 2023, perdendo para o próprio León. Já o América é o clube melhor posicionado no ranking da confederação que ainda não havia se classificado.

A decisão da Fifa veio após o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) rejeitar os recursos apresentados por León e Alajuelense contra a participação no Mundial de Clubes. O León foi excluído por infringir as regras da Fifa que impedem a participação de clubes com o mesmo proprietário, já que pertence ao mesmo grupo do Pachuca, este já garantido no torneio. O TAS considerou que as provas apresentadas não demonstram que os clubes agem de forma independente.

Sobre o Alajuelense, o tribunal apenas informou que o recurso foi negado. A equipe da Costa Rica alegava ter direito à vaga com base em sua posição no ranking da Concacaf, mas está atrás de clubes dos EUA e México, que possuem limite de dois representantes cada, salvo exceções para campeões continentais.

Com a disputa judicial encerrada, a Fifa optou pela partida de repescagem para definir o substituto do León, mantendo o número de clubes dentro do limite regulatório por país.