Fim da zica! Vitória não vencia com camisa vermelha e preta na Série A desde 2018

Além de encerrar um jejum de cinco partidas sem vencer, o triunfo de 2 a 1 do Vitória sobre o Vasco, no último sábado (10), pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, marcou o fim de um tabu inusitado para o clube. Esta foi a primeira vitória rubro-negra na Série A utilizando o uniforme tradicional, nas cores vermelha e preta, desde a temporada de 2018.
Após o rebaixamento naquele ano, o Leão retornou à elite do futebol brasileiro em 2023. Na campanha que culminou com a 11ª colocação e a vaga na Copa Sul-Americana, a equipe não conseguiu vencer nenhum jogo vestindo sua camisa número 1. Foram 11 partidas com o uniforme rubro-negro, registrando oito derrotas e três empates. As 13 vitórias conquistadas pelo Vitória no Brasileirão do ano passado ocorreram exclusivamente com a camisa branca ou uniformes alternativos. Dos 47 pontos somados na Série A de 2023, apenas três foram obtidos com o manto rubro-negro, provenientes dos empates contra Bahia e Juventude no primeiro turno, e Cruzeiro no returno.
Coincidentemente, a última vez que o Vitória havia vencido na Série A usando a camisa vermelha e preta foi justamente contra o Vasco, em setembro de 2018, pela 24ª rodada. Naquela temporada, o Leão terminou o campeonato na 19ª posição.
Atualmente na 14ª colocação do Campeonato Brasileiro, com nove pontos em oito jogos, o Vitória volta a campo nesta quarta-feira (14). O adversário será o Cerro Largo, do Uruguai, em partida válida pela quinta rodada da Copa Sul-Americana, a ser realizada no Estádio Centenário, às 21h30. Em seguida, o Leão enfrenta o Bahia na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, pela nona rodada da Série A.
.jpg)