Força Nacional chega no Extremo Sul baiano em meio a conflito entre indígenas e fazendeiros

Em resposta à escalada de tensões entre comunidades indígenas e fazendeiros, agentes da Força Nacional já se encontram no Extremo Sul da Bahia, com o objetivo de reforçar a segurança em áreas de conflito. O desembarque das tropas ocorreu nesta terça-feira (29), em um momento crítico de disputas territoriais, principalmente nos municípios de Porto Seguro, Prado, Itamaraju e Itabela.
A medida, anunciada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), visa prioritariamente a proteção das terras indígenas Pataxó e Pataxó Hã Hã Hãe, historicamente afetadas por litígios de delimitação e, mais recentemente, pela atuação de facções criminosas. A operação também tem como propósito dar suporte às atividades da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
De acordo com comunicado oficial do MJSP, as equipes da Força Nacional iniciarão imediatamente reuniões com representantes da Funai para alinhar estratégias, operações e logística, visando a eficácia das ações. A Funai prestará apoio logístico à operação, enquanto o contingente policial seguirá um planejamento coordenado pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública (DFNSP), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do MJSP, em colaboração com as forças de segurança pública da Bahia e sob a coordenação da Polícia Federal.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública ressaltou que, por razões estratégicas de segurança, o número exato de policiais mobilizados não será divulgado.