FutFestBol: Festival de Cinema de Futebol movimenta Salvador com exibições e debates

Salvador foi palco da primeira edição do FutFestBol – Festival de Cinema de Futebol da Bahia, entre os dias 6 e 10 de agosto. O evento, realizado na Sala Walter da Silveira, transformou a paixão nacional pelo futebol em narrativas cinematográficas, com entrada gratuita.
A programação contou com 25 produções, entre longas, médias e curtas-metragens, incluindo obras premiadas e inéditas, com foco em produções baianas ou que abordam o futebol local. O festival, pioneiro no Nordeste, nasceu do idealizador Lucas Semente, que buscou unir o esporte e o audiovisual, criando um espaço fixo para o gênero no calendário cultural da Bahia.
"Essas paixões também são minhas, tanto o futebol quanto o audiovisual. Comecei a pesquisar sobre festivais de cinema de futebol e, rapidamente, descobri o Cinefoot, que nasceu no Rio de Janeiro. Olhei para a Bahia e para seu contexto histórico pulsante no esporte e pensei que uma proposta como essa teria musculatura suficiente. É isso que me motiva", declarou Semente.
O festival também promoveu atividades paralelas, como um debate sobre os desafios de filmar futebol na Bahia, uma oficina de narração esportiva para estudantes e sessões especiais com audiodescrição e Libras, destacando produções sobre atletas com deficiência, como o futebol de cegos.
A primeira sessão de exibições homenageou os 15 anos do Cinefoot e o pioneiro da filmografia de futebol na Bahia, Caó Cruz Alves. Um dos destaques foi o documentário "NÊGO: Um Nome na História", do jornalista Matheus Caldas, que narra a trajetória do Esporte Clube Vitória através do canto da torcida. "Muita gente me abordou para dizer como foi bacana conhecer a história do clube e reviver memórias com familiares. Espero que incentive outros a produzir materiais que mantenham viva a memória do Vitória e do futebol baiano", comentou Caldas.
O festival também premiou diversas produções baianas, em categorias como média e curta-metragem. O encerramento contou com a exibição do longa "O Último Jogo" e a homenagem à produtora Sylvia Abreu. O FutFestBol é realizado pela Sementes Audiovisuais, com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e financiamento do Governo do Estado, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo.

..jpg)