STF retoma trabalhos e Gilmar Mendes critica sanções dos EUA e ataques à democracia

Publicado em 01/08/2025 às 14:11:48
STF retoma trabalhos e Gilmar Mendes critica sanções dos EUA e ataques à democracia

Brasília – O Supremo Tribunal Federal (STF) reinicia suas atividades nesta sexta-feira (1º) após o recesso de julho. A cerimônia de abertura do novo semestre, que conta com a presença de ministros e autoridades dos Três Poderes, marca o retorno dos trabalhos no Judiciário.

Em seu discurso, o presidente do STF, Luis Roberto Barroso, deu início às solenidades. Em seguida, o ministro Gilmar Mendes utilizou a tribuna para expressar sua "consternação" com o cenário atual do Brasil, fazendo menção às sanções impostas pelos Estados Unidos. Mendes também declarou acompanhar com "perplexidade" o crescente número de ataques direcionados aos membros do STF.

O ministro defendeu o relator do inquérito sobre os eventos de 8 de janeiro, que apura a tentativa de golpe, e classificou as tentativas de desestabilizar a democracia como "retórica política barata". "Os ataques à nossa soberania foram estimulados por radicais inconformados com a perda política", declarou Gilmar Mendes, acrescentando que "entre eles um deputado que na linha de frente do entreguismo fugiu do país para covardemente difundir aleivosias contra o Supremo Tribunal Federal", em uma clara referência ao deputado Eduardo Bolsonaro.