Haddad se reúne com secretário do Tesouro de Trump em meio a tarifas

Publicado em 04/05/2025 às 21:03:14
Haddad se reúne com secretário do Tesouro de Trump em meio a tarifas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, se encontraram neste domingo (4) na Califórnia. A reunião, que marca o primeiro contato presencial de alto nível entre os dois países desde a posse de Donald Trump, ocorreu durante a viagem de Haddad para participar de um evento na região.

Haddad já havia mencionado a possibilidade do encontro, indicando que as tarifas de 10% impostas pelos EUA ao Brasil seriam um tema abordado, embora a negociação específica esteja a cargo do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. O governo brasileiro demonstra especial preocupação com a tarifa de 25% sobre a importação de aço, buscando negociar cotas de exportação.

Além do encontro bilateral, a agenda de Haddad inclui a apresentação do novo plano de investimento em data centers a executivos de gigantes da tecnologia como Google, Amazon e Nvidia.

No mesmo domingo, o ministro participou de um jantar com investidores internacionais, oferecido pelo Milken Institute, com a presença de Bessent, Jill Biden e Kristalina Georgieva, diretora-gerente do FMI. Na segunda-feira (5), Haddad participará de painéis na conferência anual do instituto.

Na terça-feira (6), o ministro segue para o México, onde se reunirá com Edgar Zamorra, secretário do Tesouro e Crédito Público mexicano.