Índia e Paquistão anunciam cessar-fogo imediato após mediação dos EUA

Índia e Paquistão anunciaram um cessar-fogo imediato neste sábado (10), em um movimento que sucede a declarações do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre um suposto acordo entre as nações para cessar as hostilidades. A validade do cessar-fogo não foi divulgada.
Trump utilizou a plataforma Truth Social para divulgar que a mediação dos Estados Unidos foi crucial para o entendimento. "Após intensas negociações que se estenderam pela noite, tenho a satisfação de anunciar que Índia e Paquistão concordaram com um cessar-fogo completo e imediato", publicou.
O ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Ishaq Dar, ratificou o acordo horas depois, por meio de uma publicação no X (antigo Twitter), ressaltando a busca paquistanesa por paz regional. "Nossa prioridade sempre foi a segurança e a estabilidade, mantendo o respeito à soberania e à integridade territorial", escreveu Dar.
O Ministério das Relações Exteriores da Índia também confirmou que houve comunicação entre autoridades militares dos dois países. A Reuters reportou que um novo encontro entre representantes das forças armadas está agendado para segunda-feira (12), com o objetivo de discutir a situação corrente.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) May 10, 2025
Pakistan and India have agreed to a ceasefire with immediate effect. Pakistan has always strived for peace and security in the region, without compromising on its sovereignty and territorial integrity!
— Ishaq Dar (@MIshaqDar50) May 10, 2025O anúncio ocorre em meio à escalada de tensão entre os dois países, alimentada por preocupações com uma possível crise nuclear. O Exército paquistanês chegou a informar sobre uma reunião de autoridades ligadas ao programa atômico, mas o Ministério da Defesa negou o encontro.