João Fonseca é eliminado na estreia do Challenger de Estoril após primeira derrota em 2025

João Fonseca, promessa do tênis brasileiro, não teve vida longa no Challenger 175 de Estoril, em Portugal. O tenista de 18 anos, 65º do ranking da ATP e oitavo cabeça de chave, foi derrotado na estreia pelo holandês Jesper de Jong (93º) em sets diretos, com parciais de 6/2 e 7/5.
O revés, sofrido nesta quarta-feira (30), interrompe a sequência positiva de Fonseca em torneios Challenger nesta temporada. O brasileiro vinha de títulos em Camberra, na Austrália, e Phoenix, nos Estados Unidos, ambos em quadras rápidas.
No saibro de Estoril, Fonseca não conseguiu impor seu ritmo. De Jong dominou o primeiro set, abrindo vantagem inicial e fechando em 6/2. No segundo set, o brasileiro esboçou reação após igualar o placar em 3/3, mas foi quebrado no game final, selando a vitória do holandês.
A derrota em Portugal impede que Fonseca repita o desempenho dos Challengers de Camberra e Phoenix, onde conquistou os títulos sem ceder sets no primeiro e perdendo apenas um no segundo, respectivamente. Ambos os torneios foram disputados em piso rápido, diferente do saibro de Estoril.